sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Passatempo: "A Árvore dos Segredos" de Sarah Addison Allen



   Depois do sucesso do primeiro passatempo do blogue, e como estamos em época de festa, gostaria de vos presentear com o segundo passatempo do blogue que conta com o apoio da maravilhosa Quinta Essência
   Está ao vosso dispor a oportunidade de ganhar um exemplar do livro A Árvore dos Segredos da autora Sarah Addison Allen. Para participar, basta que respondam correctamente às perguntas do questionário abaixo e que tenham em atenção as regras do passatempo! 
  
   Podem encontrar as respostas aqui.

   Boa sorte! 

Regras do passatempo:
- O passatempo decorre até dia 6 de JaneiroSexta-feiraàs 23h59;
Só é permitida uma participação por pessoa, morada e e-mail;
- Só são aceites participações de residentes em Portugal Continental e Ilhas;
- Participações com respostas incorrectas e/ou dados incompletos serão eliminadas;
- O vencedor será sorteado aleatoriamente entre todas as participações correctas e completas, sendo posteriormente contactado pelo blogue;
- O blogue não se responsabiliza por possível extravio do prémio nos correios.
  

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Resultado do Passatempo: "O Lago dos Sonhos" de Kim Edwards

   Chegou ao fim o primeiro passatempo do blogue. Quero agradecer a todos os que contribuíram para o seu sucesso e que tornaram o blogue mais completo. Espero contar com o vosso apoio em eventos futuros.
   Este passatempo contou com o total de 125 participações, já excluindo as participações inválidas. Relembro que só era permitida uma participação por nome, morada, e-mail e seguidor, o que nalguns casos não se verificou! Esta situação levou-me a eliminar as participações repetidas pois não seria justo para os outros participantes. 
   Noto também que para participar neste passatempo havia a necessidade de o participante se tornar seguidor do blogue, outro factor que prejudicou alguns participantes.
  Entre todos os que cumpriram o que era pedido e que responderam correctamente foi sorteado o exemplar. E o sortudo que irá receber em casa o livro O Lago dos Sonhos de Kim Edwards, cedido pela Civilização Editora é:

   82 - Maria José Major

   Muitos parabéns! A vencedora será contactada através do e-mail que indicou na participação e os seus dados seguirão para a editora para que o prémio lhe seja enviado.

   Muito obrigado a todos que fizeram um sucesso deste primeiro passatempo. 

   Deixo-vos os votos de um feliz natal e um bom ano novo recheados de muitos, muitos livros! 

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Lançamentos previstos da colecção "Bang!" para 2012

   São muitos os títulos e os autores que poderemos encontrar no próximo ano na colecção Bang! da Saída de Emergência. Com a enorme diversidade que se pode verificar e a contar com novidades irresistíveis, 2012 será mais um fantástico ano para esta editora, que sem dúvida alguma agradará muitos leitores.
   Aqui fica a previsão das publicações para o primeiro semestre do próximo ano.

Janeiro
S. Fresco – Contos – Um Toque de Sangue – Charlaine Harris
Acacia – Presságios de Inverno – David Durham
Os Reinos do Caos – G.R.R. Martin 

  

Fevereiro
Sombras Radiantes - Melissa Marr
MAGO -Trevas de Sethanon – Raymond Feist
Rios de Prata - R. A.  Salvatore
A Senhora da Magia - Marion Zimmer Bradley
Despertada - PC Cast

Março
O Avatar de Kushiel – Jacqueline Carey
Silver Borne - Patricia Briggs
Highlander-Para Além da Névoa - KMM

Abril
S. Fresco V11 Dead Reckoning – Charlaine Harris

Maio                                  
A Luz e as Trevas (V2 de Os Pilares dio Mundo) – Anne Bishop
Seduced by Moonlight - L.K Hamilton
A Jóia do Halfling - R. A. Salvatore
A Rainha Suprema - Marion Zimmer Bradley
Regresso do Assassino V4 - Robin Hobb

Junho                                    
MAGO -Príncipe Herdeiro – Raymond Feist
Assassin's Creed – Revelações – Oliver Bowden
Destinada - PC Cast

Último dia do passatempo!



  É hoje o dia em que têm a última oportunidade para participar no passatempo do blogue. O(A) sortudo(a) receberá um exemplar de O Lago dos Sonhos de Kim Edwards, oferecido pela gentil Civilização Editora. 

   Os que não concorreram façam-no agora, aqui. Não deixem escapar esta fabulosa história! 

   Feliz Natal e Bom Ano Novo a todos!

Sessão de autógrafos: "Simão, O Fantástico"‏

domingo, 18 de dezembro de 2011

Sessão de autógrafos: "Clube dos Exploradores"

Convite: "Mina e as Coincidências"

Convite: "Simão, O Fantástico"‏

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Naguib Mahfouz, Nobel da Literatura em 1988, nasceu há 100 anos



   Naguib Mahfouz foi um homem à frente do seu tempo. Nascido no Cairo há exatamente cem anos, a 11 de dezembro de 1911, foi o primeiro escritor de língua árabe a vencer o Nobel da Literatura (1986). Muito antes das concentrações na Praça Tahir que, no início de 2011, conduziram à queda do regime de Hosni Mubarak, Mahfouz “foi escritor numa época em que as pessoas com uma caneta poderiam ser heróis. Ícones do espírito nacional”, escreveu o Washington Post após a sua morte, em 2006. Editado em Portugal pela Civilização, todos os seus livros são traduzidos directamente do Árabe pelo tradutor Badr Hassanein.


   O sétimo e o filho mais novo de uma família muçulmana devota de classe média baixa, com cinco rapazes e duas raparigas, Mahfouz foi assim batizado em homenagem ao renomado médico copta (egípcios de origem cristã) que o trouxe ao mundo, Naguib Mahfouz Paşa (1882-1974). Leitor voraz desde a infância, era filho de um funcionário público, considerado “antiquado” pelo autor, e de uma mãe que foi tema recorrente em vários dos seus livros e que o apresentou à história egípcia, levando-o regularmente aos museus do Cairo.

   Sendo considerado um dos seus maiores vultos, Naguib Mahfouz modernizou a literatura árabe. O New York Times descreveu-o como o Balzac de Egito. Publicou 34 romances, mais de 350 contos, dezenas de argumentos cinematográficos e cinco peças ao longo de uma carreira de mais de 70 anos, tendo sempre como pano de fundo a libertação, a modernidade e as desigualdades no Cairo e no Egito.

   Os seus primeiros romances abordavam o Antigo Egito. Porém, a partir de 1956, com a trilogia do Cairo (Entre os Dois Palácios, O Palácio do Desejo e O Açucareiro), publicada na íntegra pela Civilização, Mahfouz passou a abordar temáticas relacionadas com o Egito contemporâneo. Isso fez com que, logo em 1959, tenha visto um romance banido no próprio país, Os Filhos do Nosso Bairro (também em português com a chancela da Civilização). Aliás, o seu apoio – vinte anos mais tarde – ao acordo assinado pelo presidente Anwar Al Sadat com Israel, em 1979, fez com que os seus livros fossem proibidos em vários países árabes.

   Quando recebeu o Prémio Nobel da Literatura, em 1988, teve finalmente direito à dimensão universal que a sua escrita merecia. Isso não o livrou, mesmo assim, de ser apelidado “escritor delinquente” pelo Presidente da Liga Jordana de Escritores ou de ter sido ignorado por Hosni Mubarak, que recusou congratulá-lo pelo prémio. No auge da controvérsia com Salman Rushdie, expressou publicamente o seu apoio ao autor e, em 1994, enquanto saía de casa, foi esfaqueado por um fundamentalista islâmico.

   Permaneceu solteiro até aos 43 anos, por acreditar que o casamento limitaria a sua progressão enquanto escritor. Casou, finalmente, em 1954, e viveu com a mulher e duas filhas na sua cidade natal até falecer.

   “A marca duradoura de Mahfouz no mundo será seguramente uma medida da profundidade da sua convicção no poder da ficção – na capacidade de o mito e a história serem linhas orientadoras na nossa vida”, acrescentou na altura do seu desaparecimento o Washington Post. A descrição do Times Literary Supplement é igualmente certeira: “Naguib Mahfouz, o mais importante romancista egípcio e árabe da actualidade, produziu os melhores romances sobre o Cairo, os seus habitantes e a vida quotidiana”.

Alguns títulos do autor publicados pela Civilização:

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Novidades Alfarroba: "Carlota, a pulga idiota!" e "Percepção - uma estranha realidade"‏




































Booktrailer aqui.

Booksmile: Uma meia cheia de livros para animar o Natal‏

Novidade Bertrand: "Andam Faunos pelos Bosques" de Aquilino Ribeiro

Género: Romance
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 224
Data de lançamento: 25 de novembro
PVP: 15,50 €


   «Em Andam Faunos pelos Bosques verifica-se a obra erudita de Aquilino, polvilhada de sabedoria com reflexões antiquíssimas, nunca concluídas, sempre por resolver. Fala-nos do belo e do divino. Mas também nos fala da relação entre o homem e o desconhecido, campo verde onde pastam as ovelhas da fé e onde, ao contrário do habitual, pastam também pastores. Retrata magistralmente um conjunto de sacerdotes da douta igreja, sacudindo-os e analisando-lhes as vidas e a fé. São eles, os padres, que carregam o peso da narrativa. É através deles que Aquilino nos conta a história, passada nas serras da Beira e parcialmente na cidade de Viseu, de um conjunto de estranhas ocorrências. Chegara à Terra o Inefável, que viria plantar a sua semente pura nos ventres das mais belas mulheres.
   Aparece então a teoria clássica que ressuscita a imagem do fauno. Aparece depois a católica teoria demoníaca. O duelo entre as duas "escolas", defendidas, cada qual por um punhado de padres, acaba saldado por uma intervenção de um outro padre num discurso absolutamente formidável que constitui uma das mais claras e racionais definições de fé.»

O autor
   Aquilino Ribeiro nasceu na Beira Alta, concelho de Sernancelhe, no ano de 1885 e morreu em Lisboa em 1963.
   Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários partilhando com Fernando Pessoa, nas palavras de Óscar Lopes, o primado das letras portuguesas do século XX.
   Foi sócio de número da Academia das Ciências e, após o 25 de abril, reintegrado, a título póstumo, na Biblioteca Nacional, condecorado com a Ordem da Liberdade e homenageado, quando do seu centenário, pelo Ministério da Cultura. Em setembro de 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.


Outras obras do mesmo autor:
O Malhadinhas
As Três Mulheres de Sansão
O Servo de Deus e a Casa Roubada
Geografia Sentimental
A Casa Grande de Romarigães
O Galante Século XVIII
Um Escritor Confessa-se
Romance da Raposa
Aldeia: Terra, Gente e Bichos
D. Quixote de La Mancha
Príncipes de Portugal:
Suas Grandezas e Misérias
Quando os Lobos Uivam

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Passatempo: "O Lago dos Sonhos" de Kim Edwards


   Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a todos os que têm seguido o blogue. É neste mês que o Refém das Letras celebra 6 meses de existência e visto que estamos perto do Natal não vejo altura mais apropriada para iniciar um passatempo, que é o primeiro do blogue! Tenho mesmo muito pena de não actualizar o blogue tanto quanto gostaria, mas o tempo não me o permite. Quem tem o vício da leitura dificilmente o põe de parte, e ninguém melhor que nós para o compreender. Ainda assim o tempo é-me tão limitado para pôr a leitura em dia que por vezes passam-se semanas sem tocar num livro. E agora que as férias se aproximam, vou aproveitar ao máximo cada dia.

   Quanto ao passatempo, quero deixar aqui o meu profundo agradecimento à Civilização Editora pela sua gentileza e prontidão para com o blogue ao ceder este magnífico exemplar de O Lago dos Sonhos da autoria de Kim Edwards. É com enorme prazer que realizo o primeiro passatempo com a sua colaboração.

  Para se habilitarem a conhecer esta história simplesmente encantadora, basta responderem às perguntas do formulário abaixo e completarem-no com os dados requeridos. O passatempo decorre até dia 20 de Dezembro, Terça-feira, às 23h59. E atenção: Só é aceite uma participação por pessoa, morada, e-mail e seguidor! O vencedor será seleccionado aleatoriamente entre aqueles que responderem correctamente a todas as questões.

   Podem encontrar as respostas às perguntas aqui.

   Boa sorte a todos e um natal recheado de livros!