domingo, 13 de novembro de 2011

Novidade Ideias de Ler: "O Segundo Livro da Ignorância Geral" de John Lloyd e John Mitchinson


Títulos: O Segundo Livro da Ignorância Geral
Autores: John Lloyd e John Mitchinson
Tradução: Rui Azeredo
Págs.: 280
Capa: mole com badanas
PVP: 14,90 €


   O Segundo Livro da Ignorância Geral surpreende com dezenas de curiosidades

   Chega às livrarias, a 10 de novembro, a sequela do sucesso O Livro da Ignorância Geral (7.ª edição), um long-seller que a Ideias de Ler publicou no final de 2007. O Segundo Livro da Ignorância Geral é, tal como o antecessor, um grande inimigo do senso comum, uma obra que surpreende mesmo os mais informados.
   Ideias erradas, equívocos e mal-entendidos da "cultura geral" estão elencados às dezenas nesta obra. O objetivo é desambiguar. Eis alguns exemplos: os polvos têm apenas duas pernas; o ponto mais a sul de África não é o Cabo da Boa Esperança; a água não congela aos zero graus; o diamante não é a substância mais dura que se conhece; os morcegos não são cegos.
   Este título da Ideias de Ler constitui um excelente presente para os mais curiosos, para os que se julgam sabichões, ou para aqueles que, simplesmente, não sabem muita coisa. Os autores, John Lloyd e John Mitchinson, são criadores de um programa televisivo da BBC, de nome QI (Quite Interesting), na sequência do qual desenvolveram estes livros.

Sinopse
   «Se pensa que já sabe tudo, está totalmente enganado!
   Será que sabe…
● O que apareceu primeiro, a galinha ou o ovo?
● Que pássaros inspiraram a teoria da evolução de Darwin?
● Quanto pesa uma nuvem?
● Porque é que Júlio César usava uma coroa de louros?
   De modo bem divertido, O Segundo Livro da Ignorância Geral ajuda-o a descobrir inúmeras curiosidades e a esclarecer ideias erradas e equívocos que assume como verdadeiros, mas que, no fundo, são autênticos disparates. Esclareça o que erradamente foi aprendendo ao longo dos anos e torne-se num mestre em Cultura Geral.»

Os autores
   John Lloyd é presidente da Quite Interesting Ltd e produtor do programa QI, um concurso de celebridades, da BBC. John é o criador de Not The Nine O'Clock News, Spitting Image e Blackadder e desempenhou um papel importante em The Hitchhiker's Guide To The Galaxy e em Mr. Bean. É muito mais feliz enquanto produtor de televisão, um emprego em que 98% do trabalho não é feito por ele, mas por alguém que sabe o que está a fazer. John Mitchinson é diretor da Quite Interesting Ltd e diretor de pesquisa para o QI. Começou a sua carreira no mundo editorial como gestor de marketing da Waterstone’s. Atualmente passa os dias a recolher material para o QI e a escrever livros de cultura geral. O que mais gosta de fazer na vida é ler, comer e beber.
Sítio oficial: www.qi.com

Imprensa - Sobre O Livro da Ignorância Geral
 «Um livro indispensável para brilhar entre os amigos!» - João Paulo Sacadura, Cartaz das Artes, TVI

«Para impressionar os amigos com a sua inteligência, suplique, peça ou compre ‘O Livro da Ignorância Geral’, uma extraordinária coleção de equívocos e ideias erradas muito comuns, compiladas para o programa da BBC QI (Quite Interesting).» - Financial Times

«Este livro faria até Edison corar de vergonha, por apresentar respostas a perguntas que nunca pensámos fazer ou nunca tivemos necessidade de fazer, já que sabíamos, ou pensávamos que sabíamos, a resposta.» - The Economist

0 comentários:

Enviar um comentário