Selo: 2013 Literário


Chegou mais um selo ao Refém das Letras, carinhosamente oferecido pela Mónica do A Thousand Lives. Muito obrigado, Mónica! 
As regras para quem recebe o selo são:

1) Indicar no mínimo dois livros que gostou de ler em 2012 (sem limite máximo);
2) Indicar pelo menos três livros que deseje ler em 2013 (sem limite máximo);
3) Indicar o nome e link de quem ofereceu o selo;
4) Oferecer o selo a mais 10 pessoas para dar sequência a este projecto de incentivo à leitura.

1) No passado ano tive o prazer de experimentar autores que não conhecia, e que por sinal eram génios da literatura. O que mais me marcou foi, sem sombra de dúvida, George Martin com as suas Crónicas de Gelo e Fogo. O mundo de fantasia que conheci trouxe-me todo um conjunto de personagens únicas e pormenores característicos do género verdadeiramente aliciantes. Deste modo, A Guerra dos Tronos foi um dos meus livros preferidos do ano. É óbvio que gostei de todos os volumes seguintes da saga, mas o primeiro marcou-me por ser a primeira experiência na escrita de Martin.
Noutro género bem diferente, gostei bastante de ler Ricochete, de Sandra Brown, que provou ser um policial em que o carácter mais feminino na obra não foi motivo para tirar qualidade à mesma, repleta de acção e de momentos de suspense.
Estes são os dois livros que mais me marcaram em 2012, entre outros que gostei bastante de ler.

2) Este ponto já é mais extenso. Os livros que vão para a lista de espera são sempre muitos mais que aqueles que são lidos. Ainda assim, vou seleccionar alguns dos que mais me suscitam curiosidade e que, espero, irei certamente ler em 2013. São eles clássicos como Anna Karenina e Guerra e Paz, ambos de Leo Tolstoy, Os Miseráveis, de Victor Hugo, Grandes Esperanças, de Charles Dickens e tantos outros. 
Também espero ler muito mais fantasia, ao continuar sagas como O Mago, de Raymond Feist, as já referidas Crónicas de Gelo e Fogo de George Martin e iniciar outras obras, em especial As Brumas de Avalon, de M. Z. B., O Senhor dos Anéis de Tolkien, A Saga do Assassino de Robin Hobb e A Série Kushiel de Jacqueline Carey.
No campo do romance contemporâneo, estou muitíssimo interessado num autor que só conheci este ano, apesar de já andar para ler os seus livros há imenso tempo: Dan Brown. Adorei O Código Da Vinci, que em breve será analisado no blogue, e portanto quero mesmo ler outros trabalhos do autor para averiguar se o estilo é idêntico. Caso afirmativo, Dan Brown passa a constar como um dos meus escritores favoritos. Ainda gostaria de pegar em várias obras de Ken Follett, com destaque para Os Pilares da Terra.

3) Quanto a este assunto, já sabem. Foi a gentileza da Mónica do A Thousand Lives que trouxe ao blogue este fantástico selo.

4) Aqui ficam os blogues a quem eu ofereço este selo que, num fundo, é partilha que fazemos neste universo literário virtual:


Deste modo deixo os meus votos de boas leituras aos blogues seleccionados e, claro, a todos os leitores do Refém das Letras.

Comentários

  1. Hello! :))

    Muito obrigada por este selinho!
    A Guerra dos Tronos é uma série fantástica e quanto àqueles que queres ler só li As Brumas de Avalon e o Código Da Vinci, mas confesso que todos os que mencionaste também gostava de ler.

    Um grande beijinho e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      De nada, o prazer é todo meu! Espero ler todos os que mencionei e que brevemente possamos partilhar opiniões ;)

      Obrigado e boas leituras também!

      Eliminar
  2. Não tens que agradecer pelo selo :)

    Em 2012 iniciaste uma saga magnífica: “Crónicas de Gelo e Fogo”! Este ano tenho que ler o 10º (em PT), está há demasiado tempo à espera na estante ^^

    Para 2013 temos algumas possíveis leituras em comum: “Anna Karenina”, “Os Miseráveis”, “As Brumas de Avalon” e a série Kushiel! Também tenho o 3º livro da Saga do Assassino para ler (é uma boa saga, acho que fazes muito bem em começar). Quanto ao Senhor dos Anéis, penso que qualquer fã de fantasia deve ler estes livros, li-os no ano passado e adorei, apesar de não ser uma leitura muito fácil :)

    Se queres ler mais de Dan Brown aconselho o “Anjos e Demónios”, gostei bem mais do que “O Código da Vinci” ;)

    Quanto a Ken Follett, “Os Pilares da Terra” são dos meus livros favoritos, é um escritor brilhante *.*

    Desculpa lá o comentário enorme xD
    Espero que consigas cumprir as tuas ideias de leitura em 2013!
    Beijinhos e boas leituras! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica :)

      Claro que tenho de agradecer! Tens sido muito simpática com o blogue, e isso claramente merece um agradecimento ;)
      Ainda bem que temos tantas futuras leituras em comum. Adoro partilhar opiniões sobre livros e quantos mais forem os leitores com os quais possa falar sobre os livros que leio, melhor!
      De momento estou a escrever a opinião sobre "O Código Da Vinci". Em breve publico-a aqui, por isso podes vir dar uma espreitadela para ver se concordas comigo.
      Comentários são sempre bem-vindos, tenham uma ou mil palavras. Obrigado :)

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Não te cheguei a agradecer aqui, mas agradeci te no post, caso não tenhas visto, muito obrigada pelo selo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz :)

      Por acaso não vi, mas não tens nada que agradecer. O prazer foi todo meu :P

      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Olá Vc!

    Obrigado pelo selo. Amanhã vou responder no meu blog.

    Em relação aos livros, a saga Guerra dos Tronos é realmente fascinante, e todos os livros que mencionaste para 2013 merecem ser lidos. Alguns vão custar mais do que outros, mas valem muito a pena!

    boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luis!

      De nada! Espero que gostes.
      Vou tentar ao máximo cumprir a lista. Quero lê-los mesmo todos, custe o que custar porque, como disseste, grandes ou pequenos, leves ou maçudos, todos merecem ser lidos. Só ainda não continuei a ler a saga de Martin devido à minha pancada de querer ter todos os livros da saga com capas alusivas à série televisiva. É estupidez, até porque as capas originais da SDE são muito mais originais, mas eu, como coleccionador assumido, adoro prestar atenção a todos esses pormenores x)

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá Vc!

      Já respondi ao selo no meu blog

      http://www.lerycriticar.blogspot.pt/2013/02/selos-para-o-blog.html

      Pois, para esperares pelas capas da série ainda vais ter de esperar. Eu também estou à espera mas é dos livros e sabe-se lá quando é que vão sair...

      Obrigado e boas leituras!

      Eliminar
    3. Olá, Luis!

      Também tens muitos objectivos em comum comigo. Só que tu já vais adiantado, eu ainda tenho que começar muitas sagas :P
      Vou tentar ter paciência enquanto as novas capas não vêm. Se entretanto demorarem, e se a curiosidade levar a melhor, vou lendo em inglês x)

      Obrigado e boas leituras também para ti!

      Eliminar

Enviar um comentário