Novidade Dom Quixote: "Stalinegrado" de Vassili Grossman


Nº de páginas: 784
Lançamento: Já disponível

Sinopse
«Inédito em Portugal, o romance que antecede Vida e Destino – o Guerra e Paz do século xx –, traduzido do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra.
Em abril de 1942, Hitler e Mussolini planeiam a enorme ofensiva na Frente Oriental que culminará na maior e mais sangrenta batalha da história da humanidade.
Durante meses, as forças soviéticas são repelidas pelo avanço das tropas alemãs, e Stalinegrado é tudo o que resta entre os invasores e a vitória. A batalha por Stalinegrado – um maelstrom de violência e poder militar – irá reduzir a cidade a escombros e marcar a vida de todos os que nela se veem envolvidos. Mas será também o berço de um novo sentimento de esperança.
Mais do que uma história sobre a crueldade da guerra, Stalinegrado reúne os grandes temas de Grossman sobre a nação e o indivíduo, o amor e a separação. Um romance terno, épico e, acima de tudo, uma prova do poder do espírito humano.»

O autor
Vassili Grossman nasceu em 1905 na Ucrânia, foi viver para Moscovo ainda jovem, nos anos 30 formou-se em engenharia química (como Primo Levi) mas começou a dedicar-se exclusivamente à escrita desde essa altura. Em 1941, tornou-se repórter de guerra do jornal Red Star do Exército Vermelho e passou a ser considerado um lendário herói de guerra e uma testemunha crucial dos acontecimentos que narra nos seus livros. Morreu em 1964, em Moscovo.

Comentários