Não Digas Nada


Título original: The Good Girl
Autora: Mary Kubica
Nº de páginas: 336
Editora: Topseller

Sinopse
«Um thriller psicológico intenso e de leitura compulsiva, Não Digas Nada revela como, mesmo numa família perfeita, nada é o que parece.
Tenho andado a segui-la nos últimos dias. Sei onde faz as compras de supermercado, a que lavandaria vai, onde trabalha. Nunca falei com ela. Não lhe reconheceria o tom de voz. Não sei a cor dos olhos dela ou como eles ficam quando está assustada. Mas vou saber.
Filha de um juiz de sucesso e de uma figura do jet set reprimida, Mia Dennett sempre lutou contra a vida privilegiada dos pais, e tem um trabalho simples como professora de artes visuais numa escola secundária.
Certa noite, Mia decide, inadvertidamente, sair com um estranho que acabou de conhecer num bar. À primeira vista, Colin Thatcher parece ser um homem modesto e inofensivo. Mas acompanhá-lo acabará por se tornar o pior erro da vida de Mia.»

Opinião
Um desaparecimento, na maioria dos casos, é a premissa para um caos desenfreado de sentimentos, pensamentos e até acções. A ignorância do paradeiro daquela pessoa torna-se angustiante à medida que os dias passam, sendo que a esperança nunca morre, mas apesar disso desvanece-se. Não obstante, quando o problema fica solucionado, tudo volta ao normal. Gradualmente, mas volta. Em Não Digas Nada, o desaparecimento de Mia é apenas o início dos problemas. Fica definido à partida que a família Dennett não é uma família normal. Aparentemente com tudo de bom a que têm direito, os Dennett têm falta do mais importante pilar que constitui uma família - as relações interpessoais. Esta ideia é o motor do livro e um quadro a que muitas vezes se recorre sob diversas perspectivas. 

E é precisamente na forma de perspectivas que se compõe este livro, uma ideia que, dentro do género policial, faz todo o sentido. Intercalado entre Eve, Gabe e Colin, o foco narrativo muda constantemente para dar a conhecer as várias perspectivas dentro do caso. Esta estratégia é inteligente e funciona na perfeição, ao desvendar aos poucos informações cruciais que vão compondo o puzzle mistério. Além disso, consegue criar-se uma empatia com cada uma das personagens, sendo por vezes difícil decidir uma posição de favoritismo, o que é inevitável numa situação em que há inequivocamente um lado bom e um lado mau. Cada personagem preenche-se, pois, de uma singularidade que justifica as acções que levam a cabo.

A história desenrola-se à volta de Mia, no entanto só a conhecemos a partir das figuras que a rodeiam. Os olhares esculpem uma jovem independente, criativa, com a força necessária para fazer mudar o pequeno mundo dos outros. Mia divide-se em dois momentos cruciais, tal como esta obra se divide num antes e depois, num passado e num futuro. A interpretação que se faz de Mia deve ter em conta o ponto de vista psicológico associado ao acontecimento que a transformou, nem sempre sendo óbvio o porquê do seu comportamento. Na verdade, só é possível perceber o impacto desta personagem no momento final em que se cessam as dúvidas - é Mia quem mais surpreende, pois nela está a chave do mistério. Colin é o homem que Mia conhece e que muda o seu destino, alguém que tem mais do que à partida se vê. Eve é a mãe de Mia, um alma sofrida na sua perda e que atravessa uma fase de introspecção, algo importante para as decisões que acaba por tomar. Gabe é um intermediário que averigua a linha que separa a dúvida da verdade, e uma ajuda tremenda principalmente para Eve. Como figuras principais, torna-se interessante ver como as suas vivências se cruzam e dão lugar a uma dependência mútua, da qual surge uma necessidade de constante presença e comunicação.

Como romance policial, este livro está bem construído e serve o seu propósito. Não existe uma trama demasiado complexa nem uma história absolutamente brilhante, mas a simplicidade com que se tecem os acontecimentos e se revela o interior das personagens intervenientes é suficiente para manter a curiosidade à tona e querer devorar as páginas de modo a conhecer o que, efectivamente, aconteceu. Aqui está um dos pontos fortes: os saltos temporais entre o passado e o presente permitem que se conheça o desfecho da obra, mas sem saber como aí se chegou, que é indubitavelmente o mais importante.

Quanto à narrativa, a autora conseguiu manter o suspense com um ritmo constante e apelativo, em parte devido à linguagem simples que não implica muita reflexão, antes conduz o leitor rapidamente entre os pequenos capítulos. Esta, outra estratégia que permite tornar a leitura ainda mais célere. De notar que, por vezes, os capítulos são pequenos demais para existir conteúdo significativo, pelo que surge a ânsia de continuar até que algo aconteça.

Assim, em Não Digas Nada alia-se uma história interessante, em que o mistério prende a atenção do leitor, com uma narrativa simples e singular que se traduz num infalível entretenimento literário. Mary Kubica tem uma estreia bastante positiva que, espero, seja apenas um primeiro passo dentro deste género que soube tão bem explorar.

Comentários