Uma história de magia



É impossível alguém não conhecer Harry Potter e o seu mundo, hoje em dia. Este é um fenómeno que se aliou a todas as gerações desde o seu início. Crianças, jovens adultos, os adultos em si mesmo e até pessoas com uma idade mais avançada em cada canto do mundo veneram o magnífico universo de Harry Potter. Estas multidões foram "enfeitiçadas" pela magia nas histórias dos livros, assim como a sua transformação no ecrã dos cinemas. O que faz desta saga a mais especial desde há muito tempo? Poderá ser a forma como a magia é retratada e espelha a fantasia dos nossos sonhos, poderá também ter que ver com a fuga que alguns realizam para escapar da realidade, mas o que a torna verdadeiramente única é o facto que, apesar de ilustrar a facilidade com que podemos sobreviver com magia, também mostra de igual modo a dificuldade de alguém ter de enfrentar desarmado um mundo inteiramente novo e descobrir a felicidade através da coragem e da bondade incondicional. 

Tudo começou há cerca de 21 anos atrás quando J.K. Rowling (na altura apenas Joanne Rowling) estava a andar de comboio e, de repente, lhe surgiu a ideia de um feiticeiro com cabelo negro e que usava óculos. A partir daí, J.K. Rowling começou a desenvolver a história de uma forma extremamente detalhada e quando acabou o primeiro livro, tentou publicá-lo. Após ter sido rejeitado por oito editoras, a autora enviou o exemplar para a Bloomsbury que se tornou a editora oficial do seu livro. Adoptou o pseudónimo de J.K. Rowling devido ao receio de as vendas serem pouco satisfatórias sob um nome feminino e publicou, em 1997, Harry Potter E A Pedra Filosofal. A rapidez com que foi vendido surpreendeu todas as expectativas.

Devido ao grande número de adultos que começaram a ler a série Harry Potter, foram publicadas duas versões de todos os livros, uma com capa infantil e outra com uma capa ao estilo do romance fantástico.

Os livros bateram recordes no que toca à rapidez de vendas, tendo o último vendido 2,65 milhões de exemplares nas primeiras 24 horas no Reino Unido. O resto do planeta também não ficou indiferente, já que nos EUA o número alcançava uns 6,9 milhões de exemplares (apenas em 24 horas!).

No total foram escritos 7 livros e 8 filmes produzidos. A autora não diz que não irá escrever outra sequela, apesar de ser pouco provável, mas a história não acaba para os verdadeiros fãs de Harry Potter. A sua história ficará com eles durante todo o percurso que a vida lhes reservar.    

Comentários