Novidade Bertrand: "Terra Sangrenta: A Europa entre Hitler e Estaline" de Timothy Snyder

Género: Ensaio
Tradutor: Rita Guerra
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 624
Data de lançamento: 25 de novembro
PVP: 21,90 €

   Bem documentado e profundamente investigado, Terra Sangrenta é de leitura obrigatória para todos os que procuram compreender a tragédia central da história moderna.

   Antes sequer da Segunda Guerra Mundial ter começado, Estaline, o aliado americano durante a guerra, tinha fuzilado e privado de alimentos milhões dos seus, tendo continuado a fazê-lo durante a guerra. Embora os soldados americanos tenham libertado campos de concentração, nunca chegaram às fábricas da morte, aos campos de massacre e aos locais de privação de alimentos onde Hitler e Estaline assassinaram civis em grande escala. Em doze anos, as políticas de massacre deliberadas e não relacionadas com o combate dos regimes nazi e soviético mataram catorze milhões de pessoas, numa zona de morte, entre Berlim e Moscovo. Com o fim da guerra, as terras sangrentas caíram atrás da «cortina de ferro», deixando a sua história mergulhada na escuridão.

    Em Terra Sangrenta, o aclamado historiador Timothy Snyder apresenta uma investigação pioneira sobre o local onde os europeus foram mortos aos milhões e uma explicação sustentada dos motivos e métodos de Hitler e Estaline. Fixa a história do Holocausto de Hitler e do Terror de Estaline no tempo e no espaço, apresenta episódios esquecidos dos homicídios em massa nazis e soviéticos e elabora um relato da relação entre os dois regimes sob uma nova perspetiva. Utilizando a literatura já existente e fontes primárias em todas as línguas relevantes, Snyder dedica especial atenção às fontes deixadas pelas vítimas: cartas para casa, bilhetes lançados de comboios ou diários descobertos com os cadáveres.

A crítica
“Timothy Snyder escreveu uma análise nuanciada, original e penetrante dos campos de morte da Europa do século XX entre a Rússia e a Alemanha, recorrendo a fontes pouco conhecidas. Uma história importante, Terras Sangrentas também nos pode direcionar para as lições do nosso tempo.” — Timothy Garton Ash, Professor de Estudos Europeus, Universidade de Oxford e autor de The File

“Um estudo arrepiantemente sistemático do homicídio em massa perpetrado pela União Soviética e pela Alemanha Nazi… Um trabalho marcante de números e erudição impressionantes.” - KIRKUS, Starred Review

O autor
   Timothy Snyder é professor de História na Universidade de Yale. Doutorado pela Universidade de Oxford, foi membro do corpo diretivo das universidades de Paris, Viena, Varsóvia e Harvard. Os seus quatro livros anteriores receberam prémios que incluem o George Louis Beer Prize por The Reconstruction of Nations e o Pro Historia Polonorum por Sketches from a Secret War. O seu trabalho mais recente intitula-se The Red Prince: The Secret History of a Habsburg Archduke. Vive em New Haven, Connecticut.

Comentários