Novidades Presença


O Assassinato de Sócrates
Marcos Chicot

Data de publicação: 09/01/2019
Colecção: Grandes Narrativas
Número na coleção: 705
Número de páginas: 640

Sinopse
«Grécia, século V a. C.
Um oráculo sombrio vaticina a morte de Sócrates. Um recém-nascido é condenado a morrer por vontade do seu próprio pai. Uma guerra sangrenta entre Atenas e Esparta divide a Grécia.
Um livro que recria magistralmente uma das épocas históricas mais extraordinárias de sempre. Mães que lutam pelos seus filhos, amores impossíveis e guerreiros que se esforçam por sobreviver entrelaçam-se de uma forma fascinante com os governantes, os artistas e os pensadores que conduziram a Grécia clássica ao apogeu da nossa civilização. 
Ao longo das páginas deste absorvente romance, destaca-se de modo fulgurante a figura inigualável de Sócrates, o homem cuja vida e morte nos inspiram há mais de dois milénios, o filósofo que marca um antes e um depois na história da humanidade.
Um fascinante thriller histórico, finalista do Prémio Planeta, que recria brilhantemente o período mais extraordinário da nossa história.»

O autor
Marcos Chicot nasceu em Madrid, em 1971. É licenciado em Psicologia Clínica, Psicologia do Trabalho e Economia.
Para além de O Assassinato de Sócrates, é autor de outros três romances, entre os quais O Assassinato de Pitágoras, já publicado pela Editorial Presença, o qual foi distinguido em 2015 com o Prémio para a Cultura Mediterrânea, atribuído à melhor obra de ficção literária publicada em Itália.
Foi igualmente galardoado com o Prémio Francisco Umbral e o Prémio Internacional Rotary Club de Romance. Foi ainda finalista de vários prémios literários, como o Prémio Planeta pelo seu mais recente livro, que agora se publica em língua portuguesa.
Pertence à organização Mensa, e doa dez por cento das receitas obtidas com as vendas dos seus romances a fundações de apoio a pessoas com deficiência.
É casado e tem dois filhos.
@MarcosChicot
www.marcosochicot.com


D. Beatriz de Portugal: A Infanta Esquecida
Ana Isabel Buescu

Data de publicação: 09/01/2019
Colecção: Manuscrito História Divulgativa
Número na coleção: 11
Número de páginas: 272

Sinopse
««Ler esta obra é um convite a percorrer as cortes europeias do século XVI. Ler esta obra é um desafio a conhecer, resgatada do passado, a biografia de uma mulher. Ler esta obra é deixar-se seduzir por uma narrativa histórica plena de cientificidade, mas nem por isso menos sedutora, que nos vivifica a memória do passado.» Maria Helena da Cruz Coelho, in Prefácio. 
Quem foi Beatriz de Sabóia, a infanta esquecida 
A historiadora Ana Isabel Buescu traça o retrato da terceira filha do rei D. Manuel I e de D. Maria, nascida em 31 de Dezembro de 1504, em Lisboa. Cresceu na opulência da corte do pai. O seu nome rapidamente entra no «mercado de casamentos» das cortes europeias. A proposta de união com Beatriz partiu do duque de Sabóia, Carlos II, que vivendo sob a ameaça francesa e com graves dificuldades financeiras pretendia, com esta aliança matrimonial, o apoio do rico e prestigiado rei português.
Em 7 de Abril de 1521 realizou-se, no paço da Ribeira, o casamento por procuração entre Carlos II e Beatriz de Portugal, portadora de um valioso dote em dinheiro, jóias, alfaias de prata e tapeçarias. No dia 10 de Agosto, com os seus oficiais, damas e muitos acompanhantes, Beatriz disse um derradeiro adeus a Lisboa e partiu rumo a Nice. Duquesa de Sabóia no dramático período das guerras entre Carlos V e Francisco I, Beatriz, conhecida pelo seu porte altivo e dotada de grande inteligência, teve um importante papel no governo do ducado. Mãe por dez vezes, morreu no parto aos 33 anos. 
Sobreviveu-lhe apenas o varão Emanuel Filiberto, que herdou o nome do seu avô materno e a determinação da mãe. Já duque de Sabóia, após a morte de D. Sebastião em 1578, Emanuel Filiberto foi um dos vários candidatos ao trono português, que veio a ser ocupado por Filipe I.
Uma história pouco conhecida de Beatriz de Portugal, filha de D. Manuel I e D. Maria, filha dos Reis Católicos, casada com Carlos II, duque de Sabóia.»

A autora
Doutora em História, é professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora integrada do Centro de Humanidades (CHAM/UNL) da mesma Faculdade.
Trabalha em História Moderna (séculos XV-XVIII), em particular os domínios da história cultural e das mentalidades, sistemas de representação - corte e cultura de corte nos séculos XV e XVI; rituais e cerimónias da monarquia; educação de príncipes; história das mulheres; livrarias na Época Moderna; História biográfica.
Publicou os seguintes livros: A livraria renascentista de D. Teodósio I, duque de Bragança, 2016; Na Corte dos Reis de Portugal.Saberes, Ritos e Memórias. Estudos sobre o século XVI, 2010; Catarina de Áustria (1507-1578) Infanta de Tordesilhas, Rainha de Portugal, 2007; D. João III (1502-1557), 2005; Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (séculos XV-XVIII), 2000; Imagens do Príncipe. Discurso Normativo e Representação (1525-1549), 1996; O Milagre de Ourique e a História de Portugal de Alexandre Herculano. Uma Polémica Oitocentista, 1987. Coordenou, em colaboração com David Felismino, A Mesa dos Reis de Portugal. Ofícios, Consumos, Práticas e Representações (séculos XIII-XVIII), 2011.


Love
Toni Morrison

Data de publicação: 09/01/2019
Colecção: Grandes Narrativas
Número na coleção: 706
Número de páginas: 200

Sinopse
«May, Christine, Heed, Junior, Vida - e a própria L - são mulheres obcecadas por Bill Cosey. Desejam-no como pai, marido, amante, protetor e amigo. 
Esta visão ousada de uma genial contadora de histórias sobre a natureza do amor - o desejo, o sublime sentimento de posse, o deslumbramento incontrolável - é rica quer em personagens poderosas e acontecimentos dramáticos, quer numa sensibilidade intensa à forma como o passado continua vivo dentro de nós.
Sensual, melancólica e inesquecível, Love é uma obra que encerra o círculo de um primeiro amor, indelével e extasiante, que nos marca para sempre.
Uma obra notável de uma das maiores mestres da literatura universal, galardoada com diversos prémios literários, dos quais se destacam o Pulitzer e o Nobel da Literatura. Autora agraciada pelo Presidente Barack Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos EUA.»

A autora
May, Christine, Heed, Junior, Vida - e a própria L - são mulheres obcecadas por Bill Cosey. Desejam-no como pai, marido, amante, protetor e amigo. 
Esta visão ousada de uma genial contadora de histórias sobre a natureza do amor - o desejo, o sublime sentimento de posse, o deslumbramento incontrolável - é rica quer em personagens poderosas e acontecimentos dramáticos, quer numa sensibilidade intensa à forma como o passado continua vivo dentro de nós.
Sensual, melancólica e inesquecível, Love é uma obra que encerra o círculo de um primeiro amor, indelével e extasiante, que nos marca para sempre.
Uma obra notável de uma das maiores mestres da literatura universal, galardoada com diversos prémios literários, dos quais se destacam o Pulitzer e o Nobel da Literatura. Autora agraciada pelo Presidente Barack Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos EUA.


Já Te Disse Que Me Fazes Falta?
Estelle Maskame

Data de publicação: 09/01/2019
Colecção: Ficção Juvenil
Número na coleção: 31
Número de páginas: 296

Sinopse
«Uma última oportunidade para o amor.
Passou um ano desde a última vez que Eden falou com Tyler. Ela continua muito magoada por ele ter partido abruptamente no verão passado, e esforçou-se por seguir em frente com a sua vida na universidade, em Chicago, e esquecer Tyler de vez. Quando começam as férias grandes, Eden regressa a Santa Monica mas não é apenas ela quem decide voltar. 
Tendo sido deixada entregue a si própria depois da explosiva revelação e da desintegração da sua família, Eden não tem tempo para Tyler quando ele reaparece. Mas por onde andou Tyler E terá ela desistido dele definitivamente, como quer pensar Ou será que os dois voltarão a juntar-se, apesar da família e de todas as contrariedades
Neste surpreendente final da trilogia de Estelle Maskame, bestseller internacional, assistimos ao desfecho, muito esperado, da emocionante história de amor entre Eden e Tyler.»

A autora
Estelle Maskame nasceu em 1997 e vive numa pequena cidade no Norte da Escócia. Começou a escrever este livro quando tinha apenas treze anos e publicou-o no Wattpad, uma plataforma de escrita online, onde rapidamente reuniu um grande grupo de leitores dedicados. Aos dezasseis anos, concluiu esta história que entretanto já teve mais de 4 milhões de leituras online. Estelle tem, neste momento, cerca de 170 000 seguidores no Twitter (incluindo o cantor Justin Bieber...). A autora venceu o Young Scot of the Year Award 2016 na categoria de Artes e foi nomeada para os prémios Young Adult Romantic Novel e Romantic Novel of the Year pela Romantic Novelists? Association.

Para mais informações, consulte o site da Editorial Presença aqui.

Comentários