Novidades Bertrand


A Casa Alemã
Annette Hess


Sinopse
«Uma jovem alemã confrontada com os horrores da guerra e os segredos da sua família. No final da guerra, Frankfurt era uma ruína fumegante, severamente castigada pelos bombardeamentos aliados. Passados vinte anos as antigas ruas esburacadas da cidade deram lugar a novas e arejadas avenidas. As lojas modernas ocupam os espaços outrora atulhados de escombros. Para Eva Bruhn, de 24 anos, a Segunda Guerra Mundial não passa de uma recordação nublosa da infância. Com o noivo Jürgen Schoorman sonha iniciar uma nova etapa na sua vida. Porém, tudo muda quando, no julgamento dos responsáveis pelo campo de concentração de Auschwitz, um investigador americano, David Miller, a contrata para traduzir as entrevistas das vítimas. Os pais de Eva, donos do restaurante que dá título ao livro, opõem-se a este trabalho mas a sua curiosidade insaciável leva-a a aceitar o desafio. Enquanto ouve os depoimentos, não pode deixar de pensar na sua família. Porque é que os pais nunca falam do tempo da guerra? E porque é que o seu noivo rejeita ser confrontado com o passado? Uma história apaixonante, baseada em factos reais, pela voz de uma jovem tradutora alemã que, ao ouvir os horrores impensáveis de Auschwitz, se confronta com a história da sua família e do seu país.»


Homo Biologicus
Pier Vincenzo Piazza


Sinopse
«Do nosso cérebro primitivo à exploração espacial: como a biologia explica a natureza humana Desde o surgimento do Homo sapiens na árvore evolutiva dos grandes primatas e a revolução cognitiva sem paralelo que isso representou há 50 mil anos, a capacidade da nossa espécie entender e modificar o seu ambiente revelou-se ilimitada. Contudo, o mistério da natureza humana permanece insondável. Aquilo que realmente somos e o que nos move desafia a racionalidade. Durante séculos, cientistas, filósofos e líderes espirituais questionaram-se sobre o nosso «como» e o nosso «porquê». Este livro tem, por fim, as respostas: porque é que desejamos a liberdade, mas precisamos de ordem, porque é que somos a espécie mais fútil, apesar de nos considerarmos superiores a todas as outras, e porque é que continuamos reféns de ideologias contraditórias – democracia ou totalitarismo, excesso ou frugalidade, espiritualidade ou materialismo… Do extremismo ideológico à crise energética, este livro explica-nos por fim porque fazemos o que fazemos, porque somos como somos. Piazza é um intrépido explorador da evolução e da biologia, oferecendo-nos uma leitura totalmente nova do ser humano, das suas motivações e dos seus excessos. Só ligando os pontos, como o autor faz neste livro, é possível ver a nossa história como um todo, com as implicações revolucionárias que isso nos traz. Uma mudança de paradigma que pode abrir novas portas à nossa evolução.»


O Infame Dicionário Cómico de Língua Portuguesa
Eduardo Madeira


Sinopse
«Segundo o autor, esta é uma obra hedonista, sensual e descomprometida, que contém definições – lúdicas, imprecisas, pouco rigorosas, mordazes, maldosas, mesquinhas e torpes – de palavras do nosso léxico. Pretende divertir, provocar, estimular o pensamento, bulir com os nervos, ofender e, no fundo, provocar um a reação mais ou menos forte em quem, inconsequentemente, decidir lê-la. Saliente-se que, por parte de quem a escreveu, não houve qualquer cuidado na organização. Antes pelo contrário: houve displicência, preguiça e até descaramento. Por isso, não há nenhum rigor que se lhe possa apontar, nem mesmo em tribunal, e não se vislumbra qualquer aproximação voluntária à realidade. No fundo, este livro deve ser encarado como uma obra de ficção, que parte da lógica dos dicionários ditos sérios e a subverte totalmente. Talvez faça sentido considerá-lo abrangente, transversal e desbocado. Mas muitos outros adjetivos poderiam ser-lhe associados. Todos levariam a concluir que O Infame Dicionário Cómico de Língua Portuguesa é, ao que se sabe, o melhor e mais completo livro do género no mundo. Pelo menos, de acordo com a forma peculiar como o autor encara e define termos como «dicionário», «língua» ou «mundo».»


O Livro do Seu Bebé
Hugo Rodrigues


Sinopse
«É nos primeiros 1000 dias do bebé — que correspondem aos nove meses de duração média de uma gravidez mais os dois primeiros anos de vida — que ocorre a maior parte do crescimento e desenvolvimento corporal da criança e se estabelecem as bases para o seu estado de saúde, crescimento e desenvolvimento intelectual. Neste livro, o pediatra Hugo Rodrigues – presença frequente na TV e na imprensa, para além de autor do site de pediatria mais visitado do país – revela como lidar da melhor maneira com esse período crucial. Começando pelos cuidados a ter ainda durante a gravidez, passando por orientações adaptadas às diferentes idades do bebé acerca da alimentação, sono, higiene, segurança e desenvolvimento cognitivo, esta obra de referência é um guia completo e abrangente que procura responder às principais preocupações dos pais: - O meu bebé está a crescer como é suposto? - E está a desenvolver-se normalmente? - Até que idade se deve amamentar? - Como e quando introduzir os novos alimentos? - Quantas horas por dia é que o meu filho precisa de dormir? - Devo dar-lhe banho todos os dias? - Tenho o meu filho doente, e agora? Escrito de forma concisa e prática, O Livro do Seu Bebé é de consulta fácil e intuitiva, repleto de conselhos e informações úteis para que possa ajudar o seu filho a crescer e desenvolver-se de forma saudável e harmoniosa.»


Curso de Meditação
Osho


Sinopse
«Um Plano de 21 Dias
 O que a medicina é para o corpo, a meditação e a mindfulness são para a mente. A meditação não exige horas de prática nem tempo extra no seu dia ocupado. Este curso de 21 dias, com uma estrutura prática e acessível, vai ajudá-lo a experienciar um novo tipo de exercício – para todo o seu ser, para a sua mente e para a consciência. Um curso que o ajudará a redescobrir a alegria, a tranquilidade e a descontração.»


Inspiração do Monge que Vendeu o Seu Ferrari
Robin Sharma


Sinopse
«365 Pensamentos para Inspiração Diária
Todos precisamos de inspiração: para sermos brilhantes no trabalho que fazemos e na vida que levamos; para concretizarmos os nossos sonhos mais profundos e nos transformarmos naquilo que sempre desejámos ser; para ultrapassarmos os momentos mais difíceis – e para desfrutarmos dos momentos mais doces. Neste livro, Robin Sharma apresenta as reflexões e ideias mais inspiradoras da sua obra, sob a forma de um calendário perpétuo, destinado a tornar cada dia um acontecimento extraordinário. Abrangendo temas como o sucesso, a adversidade, os relacionamentos e o legado de vida, este livro será certamente a sua melhor companhia na jornada diária de autotransformação.»


Nada a Temer
Julian Barnes


Sinopse
«Memória e mortalidade como só Julian Barnes saberia descrevê-las. Um livro maravilhosamente sério e divertido. Uma memória de família, um diálogo com o irmão filósofo, uma meditação sobre a mortalidade e o medo da morte, uma celebração da arte e uma discussão sobre Deus. Ateu aos vinte e agnóstico aos cinquenta e sessenta, Julian Barnes medita sobre a relação que temos com a nossa única certeza: o nosso desaparecimento. E, ao fazê-lo, passa necessariamente pela fé e pela ausência dela, pela memória, que se sedimenta em construções enganadoras, pela sua história familiar, escolar, estética – e por um extraordinário acervo de figuras históricas e da forma como, ao longo dos séculos, se confrontaram com a morte. Maravilhosamente sério e divertido, surpreendente-mente hilariante, Nada a Temer é uma demonstração do dom supremo de Julian Barnes, enquanto deambula pelo seu percurso – sempre pessoal – pela condição humana.»


O Cérebro Consciente – Uma Longa História de Vida
Joseph LeDoux 


Sinopse
«Um dos mais reputados neurocientistas de hoje apresenta-nos uma história da evolução da vida, desde os organismos unicelulares até à complexidade dos animais e humanos atuais. Este passeio apaixonante pela evolução da vida terrestre lança uma nova luz sobre o modo como os sistemas nervosos evoluíram nos animais, como se desenvolveu o cérebro e o que significa ser humano.. Viajando ao longo da linha do tempo da evolução, mostra como até os organismos unicelulares mais primitivos tiveram de resolver problemas semelhantes aos que nós e as nossas células enfrentamos diariamente. Pelo caminho, examina o nosso lugar na natureza, de que maneira a evolução dos sistemas nervosos potenciou a capacidade dos organismos para sobreviverem e prosperarem, e como o aparecimento daquilo a que a espécie humana chama «consciência» possibilitou não só os seus atos mais belos mas também os mais horrendos.»

Comentários