Pequenos Fogos em Todo o Lado



Título original: Little Fires Everywhere
Autora: Celeste Ng
Nº de páginas: 320
Editora: Relógio D'Água

Sinopse
«Em Shaker Heights, um pacato subúrbio de Cleveland, está tudo previsto — desde o traçado das ruas sinuosas até à cor das casas, passando pelas vidas bem-sucedidas que os seus residentes levam. E ninguém encarna melhor esse espírito do que Elena Richardson, cujo princípio orientador é obedecer às regras do jogo. A esta idílica redoma chega Mia Warren — uma artista enigmática e mãe solteira — com a filha adolescente, Pearl. Mia arrenda uma casa aos Richardsons. Rapidamente Mia e Pearl se tornam mais do que inquilinas: os quatro filhos dos Richardsons sentem-se cativados pelas duas figuras femininas. Mas Mia traz consigo um passado misterioso e um desprezo pelo statu quo que ameaçam perturbar esta comunidade cuidadosamente ordenada.»

Opinião
Destrinçar a verdade numa manta feita de mentiras é uma tarefa difícil. Apreender o significado dessa verdade e prescindir do que é irrelevante é ainda mais difícil. Com efeito, ninguém o consegue fazer sem, no processo, mudar parte de si e alcançar simultaneamente um novo estado de consciência no qual a sua realidade, por mais que se tente, nunca voltará a ser a mesma.

Pequenos Fogos em Todo o Lado narra a vida num pequeno subúrbio de Cleveland, Shaker Heights, e as vicissitudes dos seus habitantes cujo objectivo é alcançar a utopia familiar. A este ambiente imutável chegam Mia e Pearl, mãe e filha, na expectativa de encontrar com os seus recursos limitados um lugar onde possam finalmente assentar. Porém, as duas não passam despercebidas aos Richardsons, nomeadamente ao olhar atento de Elena, uma mulher bem sucedida, eloquente e moralmente irrepreensível. Enquanto o interesse mútuo entre as duas famílias estranhamente se adensa, alguns segredos bem guardados ameaçam revelar-se para por em causa a tranquilidade de Shaker Heights. Serão as informações inquietantes de Mia demasiado avassaladoras para Elena? Ou, por outro lado, terá Mia a força necessária para enfrentar os seus fantasmas e finalmente encarar o passado que a atormenta?

Este livro apresenta um conjunto de personagens muito heterogéneo. Na verdade, o protagonismo não recai sobre nenhuma delas, antes sobre a própria história, o que lhe confere uma grande riqueza. A acção decorre de forma a oferecer simultaneamente os diferentes pontos de vista dos seus intervenientes, permitindo ao leitor uma certa imparcialidade. Assim, é possível ter empatia por todo o leque de personagens, até mesmo por aquelas que, à partida, seriam as mais facilmente desprezadas.

Um dos aspectos mais positivos é a forma inteligente como a autora arquitectou a narrativa, iniciando-a pelo fim e alternadamente figurando presente e passado para uma melhor compreensão da mesma. Consequentemente, os acontecimentos sucedem-se a um ritmo diligente, tornando-se impossível largar o livro até ter conhecimento do seu desfecho. O estilo claro e hábil da escrita de Celeste Ng é outra mais valia para uma agradável e aliciante leitura. 

Recaindo sobre a temática familiar, Pequenos Fogos em Todo o Lado é sobretudo um retrato das relações humanas e crescimento pessoal, da exaltação de sentimentos e afirmação da identidade perante as adversidades. Relata a vida como um conjunto de oportunidades e escolhas e das consequências que daí advêm, sendo inquestionavelmente a decisão de fugir ou de encarar essas consequências que determina o caminho, mais ou menos sinuoso, para encontrar a felicidade.

Com uma prosa magnífica e personagens surpreendentes, Celeste Ng consegue um romance bem estruturado que cativa o leitor. Pequenos Fogos em Todo o Lado é uma experiência que reflecte a fragilidade humana, mas também a coragem que se encontra nos lugares em que menos se espera. Por todas as razões já enunciadas, este é um livro que recomendo vivamente.

Comentários

  1. Já tinha este livro na minha lista, mas com esta excelente opinião, ganhou ainda mais destaque. Obrigado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário