Rentrée editorial do Grupo BertrandCírculo

Rentrée editorial conta com a publicação de quase 100 livros entre setembro e o final do ano


Bertrand – ficção 

  

A ficção estrangeira da Bertrand Editora arranca em setembro com uma novidade imperdível: A Baleia no Fim do Mundo, de John Ironmonger, autor inédito no nosso país. Fenómeno de vendas internacional, um livro que o Financial Times categorizou como «divertido, inspirador, maravilhoso». O autor oferece-nos uma narrativa envolvente e profundamente comovedora – de um humor e otimismo que recusam a ingenuidade.

Ainda em setembro, também são publicadas as reedições de O Ano do Dilúvio, de Margaret Atwood (segundo volume da trilogia distópica MaddAddam), e de A História de Lisey, de Stephen King, e a novidade Acesso Ilimitado, primeira coletânea de ficção curta de James Rollins – três autores que pertencem ao catálogo da Bertrand Editora há largos anos e que continuam a acrescentar leitores a uma base já de si numerosa e fiel. 

Em outubro, a Bertrand Editora regressa a uma das suas autoras mais icónicas e profícuas – e querida dos leitores –, Danielle Steel, com o romance Vencedores. Da «Rainha do Suspense», Mary Higgins Clark, chega às livrarias também neste mês O Último Beijo. A Conspiração Colombo, de Steve Berry, é outra das novidades de outubro, bem como o romance histórico O Primeiro Amor de Dom Carlos, de Maria João Fialho Gouveia.

Nem Um Tostão a Mais, Nem Um Tostão a Menos é um dos títulos mais aguardados pelos inúmeros leitores de Jeffrey Archer e que a Bertrand Editora publicará no mês de novembro. Tempo de Clemência, de John Grisham, é outra das novidades na ficção estrangeira. De Jodi Picoult, a Bertrand Editora publicará No Seu Mundo. Dominus, de Steven Saylor, será também publicado em novembro. De Kristin Hannah, a Bertrand Editora propõe em novembro a edição de uma narrativa preciosa, Os Quatro VentosSe Tem Sangue, de Stephen King, encerra as novidades do ano.


Bertrand Editora – não ficção

 

No momento em que é urgente preservar e promover o Serviço Nacional de Saúde, O Negócio da Saúde, do médico Bruno Maia, expõe os mecanismos pelos quais a medicina privada em Portugal cresceu graças ao SNS e por que devemos orgulhar-nos do grande projeto que foi a criação deste serviço. Manual de Economia Política, de Francisco Louçã e Mariana Mortágua, é um livro de economia plural, que enquadra historicamente os principais contributos dos economistas clássicos e das correntes críticas dos sécs. XX e XXI, para melhor compreendermos a mutação que a ciência económica hoje atravessa. São as apostas de não ficção da Bertrand Editora para setembro. 

A busca inacabada por uma teoria de tudo e o futuro da física é a proposta que Michio Kaku escreve com clareza e entusiasmo no livro A Equação Divina, que chega às livrarias em outubro. Ahnenerbe: Os Cientistas de Hitler, de Eric Frattini, mostra-nos o que representava este departamento das SS criado por Himmler. De Seb Falk, a Bertrand Editora publica A Idade Média: A Verdadeira Idade das Luzes. Outubro fecha com a publicação de Israel: Um Guia Sobre o Conflito Israelo- -Palestiniano para os Curiosos, os Confusos e os Indecisos. Trata-se da resposta de Daniel Sokatch à pergunta que mais lhe fazem: «Consegues explicar-me a questão de Israel em dez minutos ou menos?» Grande destaque na não ficção portuguesa no mês de outubro é As Melhores Crónicas de Amor, de Miguel Esteves Cardoso.

Novembro arranca com uma história de fazer crescer água na boca, Breve História da Massa Italiana, de Luca Cesari. A não-ficção continua com um novo livro de Mário Augusto, Como se Fosse um Romance: Uma História Curiosa do Cinema, que conta com ilustrações de André Carrilho. 2021 termina com a publicação de Inadaptados: Um Manifesto Pessoal, de Michaela Coel.


Temas e Debates

  

A Temas e Debates abre a rentrée literária com a publicação de Condenação – A Política da Catástrofe, um livro onde o historiador Niall Ferguson, considerando o annus horribilis de 2020 numa perspetiva histórica, explica a razão pela qual a experiência não nos preparou melhor para enfrentar as catástrofes. Guerra – Como Moldou a História da Humanidade, de Margaret MacMillan, é outra das novidades de setembro. O instinto de lutar poderá ser inato à natureza humana, mas a guerra – violência organizada – acontece na sociedade organizada. A guerra moldou a História da Humanidade, as suas instituições sociais e políticas, valores e ideias. O novo livro de Mariana Mazzucato chega às livrarias nacionais com a chancela Temas e Debates a 23 de setembro, em Economia de Missão.

Um Dia Chegarei a Sagres, o tão aguardado novo romance de Nélida Piñon, é uma das novidades de outubro da Temas e Debates.

De Anabela Mota Ribeiro, a Temas e Debates publica em novembro o livro Os Filhos da Madrugada, que reúne as 25 entrevistas realizadas no programa da RTP com o mesmo nome. Também em novembro chega às livrarias nacionais A História da China, um extraordinário livro onde o historiador Michael Wood nos dá a conhecer 4000 anos de História da mais antiga civilização do mundo, desde a dinastia Shang, passando pela dinastia Qing até à Revolução Cultural e ao tempo presente. A terminar o ano, a Temas e Debates publica Arquitetura Portuguesa: História Essencial, do historiador da arte Paulo Pereira, o primeiro livro publicado em Portugal única e exclusivamente sobre arquitetura portuguesa.


Círculo de Leitores

São três as grandes novidades do Círculo de Leitores entre setembro e novembro. O thriller Procurem Por Mim, de Lisa Gardner, promete.

Em novembro, o Círculo de Leitores publica Os Quatro Ventos, de Kristin Hannah, um romance arrebatador que evoca a Grande Depressão e as pessoas que a atravessaram. Com novembro chega também a novidade Terra Maxima – As Cidades e os Seus Recordes.


Quetzal Editores

  
 

Numa altura em que se assinalam os 700 anos da morte de Dante (1265-1321), a Quetzal prepara a publicação em setembro de dois títulos que exaltam a vida do poeta: a muito aguardada biografia Dante. Uma Vida, de Alessandro Barbero, com tradução para português de Artur Guerra e José Colaço Barreiros, e a não menos entusiasmante tradução de Vasco Graça Moura de A Vida Nova, de Dante Alighieri, que chega às livrarias em edição bilingue, italiano e português. Por Carlos Ascenso André, chega A Eneida de Virgílio Adaptada para Jovens em prosa, com linguagem simples e acessível a todos. Setembro não termina sem a publicação inédita em Portugal de As Inseparáveis, de Simone de Beauvoir, um romance sobre a intensa amizade da autora com a sua amiga Zaza, que conheceu aos dez anos. Com posfácio da filha adotiva de Simone de Beauvoir e tradução de Sandra Silva. De V. S. Naipaul, chega Um Caminho no Mundo, obra de fôlego épico, um extraordinário e multifacetado retrato de indivíduos apanhados na correnteza da História. Com tradução de Maria João Lourenço. 

Outubro na Quetzal traz a edição bilingue e comentada das Bucólicas, o primeiro grande poema de Vergílio, com tradução, introdução e preciosas notas de Frederico Lourenço. Com tradução de José Bento, chega às livrarias História Universal da Infâmia, de Jorge Luis Borges, o primeiro livro de ficção do autor argentino.

Tempo Curvo em Krems é o título de Claudio Magris que fica disponível em novembro. É também de outro tempo o livro do professor de arqueologia clássica Massimo Osanna, que a Quetzal publica em novembro. Pompeia – O Tempo Reencontrado remonta ao ano de 79 d.C., à violenta erupção do Vesúvio, que destruiu por completo a cidade de Pompeia. Tal como em 2020, também este ano fecha com duas rodas bem portuguesas, de 50 cc. Depois de As Motos da Nossa Vida, Pedro Pinto traz O Mundo das Motos Portuguesas, uma extraordinária viagem ao passado e à beleza dos grandes modelos e do seu design.


Contraponto

Em setembro, a Contraponto dá especial enfoque à área da saúde com o livro O Médico da Casa — Os Melhores Conselhos para uma Vida Longa e Saudável, de José Carlos Almeida Nunes. Trata-se de um manual prático que pretende travar o agudizar das doenças que mais afetam os portugueses e que se agravaram com a pandemia. Escrito numa linguagem simples e ao alcance de qualquer leitor, este livro aborda de forma clara e concisa os problemas de saúde mais comuns e incapacitantes que afetam os portugueses e que constituem as principais causas de mortalidade: doenças cardiovasculares, em especial o AVC, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade e cancro. Tem ainda um capítulo dedicado à saúde mental. 

A atenção dada à saúde mantém-se ainda em outubro, com a publicação do livro A Fábrica de Cretinos Digitais – Os perigos dos ecrãs para os nossos filhos, de um dos mais prestigiados neurocientistas franceses, Michel Desmurget. Nesta obra tão pertinente como inquietante, que venceu o prémio para melhor ensaio em França, é traçado um cenário doloroso sobre os efeitos que a exposição excessiva aos ecrãs está a ter nos cérebros dos nossos filhos. Também em outubro, será publicado o livro Somos Todos Estranhos – Até Percebermos Que Isso é Normal, do humorista António Raminhos.

Em novembro, a Contraponto publica O Coração Ainda Bate, de Inês Maria Meneses.


Arteplural

A Arteplural inicia setembro com a agenda que Paulo Coelho preparou para 2022. Simplicidade 2022 compila algumas das melhores frases do autor ao longo de páginas alegres, numa calendarização semanal inspiradora. 

Em outubro, chega um livro que vai fazer as delícias dos mais gulosos. À Dentada, de Rita Nascimento – autora dos bestsellers A Vida Secreta dos Gelados Caseiros e Um Bolo por Semana –, tem todas as dicas e técnicas de que precisa para ter sempre a casa a cheirar a bolachas acabadas de fazer. Teste a Sua Personalidade, de Haulwen Nicholas, é outra das novidades de outubro da Arteplural. A fechar o ano, a Arteplural publica Dirty Vegan, de Matt Pritchard – estrela do programa de culto da MTV, Dirty Sanchez, e Adaptógenos, da nutricionista e chef Melissa Petitto, que lhe vai ensinar o poder ancestral dos adaptógenos – ervas, raízes e fungos medicinais que, quando usados como complementos nutricionais, aportam uma enorme variedade de benefícios para a saúde e o bem-estar.  


Pergaminho

 
 

A Pergaminho estreia-se na rentrée com a publicação do novo livro de Gustavo Santos, Casa, que conta a história do amor – essa energia vital sem a qual nada pode existir – e de como ele se reinventa vida após vida, ciclo atrás de ciclo, entre laços e desenlaces. Do autor do bestseller mundial O Homem em Busca de Um Sentido, Viktor E. Frankl, chega às livrarias nacionais em setembro o livro Dizer Sim à Vida Apesar de Tudo, que reúne três palestras dadas por Frankl após a sua libertação de Auschwitz. Em setembro a Pergaminho vai publicar o livro O Método Lázaro, do Dr. Norman Lazarus – médico especialista na fisiologia do envelhecimento –, um guia prático e informativo que o vai ajudar a manter a saúde física e mental a longo prazo. Ainda no mês de setembro, chega às livrarias Xiu Yang – A Arte Milenar de Cultivar o Coração para Uma Vida mais Feliz e Harmoniosa, de Mimi KuoDeemer.

Em outubro, a Pergaminho publica Pode Curar o Seu Corpo, o primeiro livro alguma vez escrito por Louise L. Hay. De Lise Bourbeau, chega Mais Idade, Mais Energia. Também em outubro, a Pergaminho vai publicar o novo livro do Dr. Daniel G. AmenO Fim da Doença Mental.

No mês de novembro, de um dos mais aclamados autores no campo da gestão e do desenvolvimento pessoal, Robin Sharma, chega Ser Herói Todos os Dias. Também em novembro a Pergaminho publica Horóscopo em Casa, de Jane Struthers.


11x17

 

A 11x17, a coleção de livros mais bem-sucedida em Portugal, disponibilizará vários títulos de grandes autores de reconhecimento internacional: destaca-se Gestão da Emoção, no qual o psicoterapeuta e autor de bestsellers Augusto Cury ajudará o leitor a identificar o mau uso da emoção e o gasto desnecessário de energia, além de sugerir ferramentas para corrigir estes hábitos; e Os Távoras, de Maria João Fialho Gouveia, que conta a história da nobre família Távora, aqui contada nas vozes de Dona Mariana Bernarda e Dona Teresa Tomásia, duas senhoras desta ilustre Casa que viveram em fausto e glória até o futuro marquês de Pombal tentar apagar a sua semente da face da Terra.

Comentários