Novidade Companhia das Letras: "Cem Anos de Perdão" de João Tordo



Nº de páginas: 576
Lançamento: 14 de Novembro

Sinopse
«Na pequena e remota ilha de St Dismas, ao largo da Inglaterra, um crime violentíssimo entre irmãos choca a comunidade, trazendo à superfície o mal-estar entre os ilhéus e os Filhos de Dismas, uma seita religiosa que perdura há séculos. A Polícia local vê-se a braços com um caso que parece impossível de resolver, com a investigação travada pelo obscuro fanatismo dos crentes.
Max Loar, o homicida confesso, acaba na prisão de Brixton, enquanto ondas de choque repercutem na imprensa do Reino Unido perante a brutalidade do crime. É na cadeia que conhece Cícero, que está preso por homicídio. Apesar dos esforços de Cícero para compreender o rapaz, as coisas acabam mal. Pouco depois, recebe a visita de Pilar Benamor, a jovem ex-subcomissária da PSP que, desde a violenta resolução do caso Drexler em ÁGUAS PASSADAS, desapareceu do mundo. No reencontro com o velho amigo, Pilar recebe a resposta aos seus sonhos premonitórios e não resiste a mergulhar de cabeça na história dos irmãos Loar.
Rumando à ilha — um lugar enigmático, pleno de forças malignas —, Pilar une forças com o sargento Noah contra o inquietante padre Prudence, que lidera os dismáticos, numa investigação aos meandros do fanatismo, do poder e das pulsões mais sombrias do ser humano.»

O autor
João Tordo nasceu em Lisboa, em 1975. É autor de dezoito livros, divididos entre o romance, o policial e o ensaio. Venceu o Prémio Literário José Saramago em 2009, atribuído ao romance As três vidas, que, em 2011, chegou a finalista do Prémio Portugal Telecom. O bom inverno (2010) foi finalista do Prémio Literário Europeu. Com Anatomia dos mártires (2011), Biografia involuntária dos amantes (2014) e O luto de Elias Gro (2015) foi finalista do Prémio Literário Fernando Namora. Ensina-me a voar sobre os telhados (2018) foi finalista do Prémio PEN Clube e do Prémio Oceanos. Seguiram-se-lhes, em 2019, o romance A mulher que correu atrás do vento e a primeira incursão do autor no género policial, com A noite em que o Verão acabou. Em 2020, publicou o ensaio Manual de sobrevivência de um escritor ou o pouco que sei sobre aquilo que faço, bem como um novo romance, Felicidade, que venceu o Prémio Literário Fernando Namora. Em 2021, chegou Águas passadas, o segundo romance policial. Já este ano, foi publicado o romance Naufrágio.
Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Brasil, Hungria, Espanha, Argentina, México e Uruguai. www.joaotordo.com

Comentários